sexta-feira, 21 de março de 2008

lições de urbanismo

Ao ler o número recente da revista Sagarana, dedicado a Belo Horizonte, senti um puxão de orelha do nosso prefeito. Afinal, os exemplos trazidos aqui nesse blog, até agora, são todos de grandes cidades do primeiro mundo.
Disse Fernando Pimentel:
“Quando se discute, por exemplo, urbanismo, imediatamente surgem as experiências de Barcelona, famosa em todo mundo, de Madrid ou Londres, (...). É claro que é muito bacana conhecer tudo isso, mas prefeitos latinos-americanos precisam discutir as realidades mais próximas deles. Me interessa muito mais discutir Puerto Madero em Buenos Aires porque a capital argentina é mais parecida conosco em termos de orçamento público, de hábitos e costumes; tem muito mais haver com a nossa realidade, portanto é melhor aprender com Buenos Aires do que com Barcelona ou Londres, metrópoles donas de muito mais recursos, muito mais dinheiro, próximas dos grandes centros financeiros internacionais, portanto, com muito mais capacidades e possibilidades de atrair recursos para os seus projetos. Nós não! Nós temos é que conversar com Bogotá para saber como eles estão resolvendo o problema da violência urbana e conversar com Medellin para saber como eles estão resolvendo os problemas das favelas.”
Leia na íntegra: http://www.revistasagarana.com.br/

Nenhum comentário: